2021
Anais da XX Semana de Educação – 2021
MAIO/2022
ISSN 1809-1016
A XX Semana de Educação homenageou o centenário do patrono da educação Paulo Freire, tendo como tema “Resistir e Humanizar – por uma Pedagogia emancipadora”. Em virtude da pandemia de COVID-19, o evento foi realizado de maneira totalmente on-line entre os dias 04 e 06 de novembro de 2021.
Os trabalhos inscritos e apresentados durante a XX Semana de Educação, conforme constam nestes anais, são de estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e secretarias de educação não apenas de Mato Grosso do Sul, mas de outros Estados e regiões do país. Temos aqui o registro dos trabalhos apresentados em formato de comunicação oral, resultantes de estudos e/ou pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, relatos de experiências de ensino ou extensão. São pesquisas que a partir da diversidade de temas, oferecem discussões diferenciadas a respeito da educação.
TRABALHOS COMPLETOS
“ANALISANDO IDENTIDADES”: UM ESTUDO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES-HOMENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TRÊS LAGOAS-MS. Silvia Adriana Rodrigues; Sofia Azevedo de Almeida Cesar. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA: relato de experiência no Programa Residência Pedagógica. Deisy Thamíris Araújo Campos. Silvana Alves da Silva Bispo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL/CPTL
A ALFABETIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ENTRETEMPO 2015 A 2020. Gercelia de Campos Arruda; Lidiane Campos de Faria; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ CPAN
A ARTE NO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE REALMENTE PENSAR O NOVO. Amanda de Arruda Gonçalves; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Taizani Nunes Costa; Regina Aparecida Marques de Souza.
A BRINCADEIRA DO JOGO DE PAPÉIS E A CULTURA ESCRITA: MEIA VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR. JULIA ROSSI SANTOS – UFMS/CPTL. REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA – UFMS/CPTL
A COMPANHIA DE JESUS E A INFÂNCIA COLONIAL BRASILEIRA: LEITURAS INICIAIS. Ana Luiza Taborda da Paixão; Felipe Augusto Fernandes Borges. Instituto Federal do Paraná, Campus de Pitanga
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, NA ALDEIA CÓRREGO SECO EM TEMPO DE PANDEMIA DO COVID-19, MUNICIPIO DE AQUIDAUANA-MS. Alessandra de Amorim Mendes; Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO FUNDAMENTAL A PARTIR DA HISTÓRIA E DAS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL ATUAIS. Ruth da Paz Camargo; Ione da Silva Cunha Nogueira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A FORMAÇÃO CULTURAL: O PREDOMÍNIO PARA AS DESIGUALDADES. Jaqueline Aparecida da Silva Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A FORMAÇÃO DOCENTE NA RESOLUÇÃO Nº 2 DE 2019: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE ENGAJAMENTO. Bruna da Silva Aguilar; Ligiane Aparecida da Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPTL
A IMPORTÂNCIA DA LEI Nº 10.639 DE 2003 NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO. Eliene Santos da Silva de Albuquerque; Profª Drª Fátima Cristina D. Ferreira Cunha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. Juliana Silva Barbosa Pereira. Silvana Alves da Silva Bispo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPTL.
A IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Lívia Becari Ferreira Silva. Glenda Camila Rodrigues de Oliveira Costa. Vanessa Farias. Regina Aparecida Marques de Souza. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL/CPTL
A MULHER INDÍGENA TERENA NO ENSINO SUPERIOR: TENSÕES E POSSIBILIDADES. Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério- Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Aparecida dos Santos de Sousa- Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Fátima Cristina Duarte Ferreira da Cunha- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A MÚSICA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Gabriela Arce de Carvalho Salazar; Fátima Cristina D. F. Cunha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ALESSANDRA GONÇALVES DE OLIVEIRA. Rede Municipal de Ensino – Três Lagoas/MS
A RELAÇÃO CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE UM CURRÍCULO EMERGENTE. Agair Deniz Belmonte; Janaina Nogueira Maia Carvalho. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAQ
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL À EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: NA PERSPECTIVA VIVENCIADA D UMA PROFESSORA. Maria Ângela Pereira Pedroso; Kleide Ferreira de Jesus. Secretaria Municipal De Educação/ Paranaíba (Semed/Ms); Secretaria Municipal De Educação/Campo Grande (Semed/Ms)
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: PERSPECTIVAS E DESAFIOS EM REALIDADES DISTINTAS – PORTO VELHO/RO E TRÊS LAGOAS/MS – RUMO A PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA. Silvana Alves da Silva Bispo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas); Aline dos Santos Silva (Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho)
AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ARTE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Alessandra Cristina de Sá Taveira Azevedo; Michelle Aparecida Silvestre Silva; Priscilla Ramos Prates.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO CAPITALISTA PARA A EDUCAÇÃO. Sarah Jatobá Muller. Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE)
BULLYING NA CONVIVÊNCIA ESCOLAR. Elizângela Barbosa de Oliveira Ferreira. Centro Universitário da Grande Dourados.
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DE INFÂNCIA: LEITURAS NA HISTORIOGRAFIA. Ana Luiza Taborda da Paixão; Felipe Augusto Fernandes Borges. Instituto Federal do Paraná, Campus de Pitanga
DISCIPLINA ESCOLAR: UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLAR. Andreza Pereira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPCG
EDUCAÇÃO E CRIANÇA: DOCUMENTOS E PRÁTICAS. Jaqueline Aparecida da Silva Rodrigues; Ione da Silva Cunha Nogueira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Thalita Pereira da Silva – PPGEdu/CPTL; Prof. Dra. Ione da Silva Cunha Nogueira – PPGEdu/CPTL
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PRÁTICAS INCLUSIVAS: UM DIÁLOGO VOLTADO PARA O ENTENDIMENTO DA SURDEZ. Sofia Azevedo de Almeida Cesar; José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanutti. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE ANÍSIO TEIXEIRA: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA EDUCACIONAL DA BAHIA NA DÉCADA 1950. Kátia Soane Santos Araújo- Universidade do Estado da Bahia; Maria Cristina Gomes Machado- Universidade Estadual de Maringá
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: BREVES DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Elenice Alves Dias Borges; Felipe Augusto Fernandes Borges. Universidade Estadual de Maringá; Instituto Federal do Paraná.
EXPLORANDANDO E VIVÊNCIANDO SENSAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO BERÇÁRIO. Ana Maria Lacerda Candido; Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL
FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE DOCENTE: PROCESSOS, PRESSÕES E PRECARIZAÇÕES. Amanda Chales Felicio; Patricia Teixeira Tavano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus do Pantanal
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Nayla Marcatto da Costa. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPTL
IDENTIDADE PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS BACHARELADOS DO CÂMPUS DO PANTANAL DA UFMS. Siméia Marçal de Souza Freitas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Andreza Pereira; Nayla Marcatto da Costa; Roberta Kely Almeida Caparró Volpato. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
O BRINCAR E O PROJETO “FAZER EM CANTOS” NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA-SP. Heloíse G. de F. F. Costa. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
O MÉTODO DE RENÉ DESCARTES E A CONTRIBUIÇÃO PARA CAMPANHAS EDUCATIVAS DE COMBATE ÀS FAKE NEWS. Thayse Mendes Barros. UFCAT
OS SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO CONTINUADA: SINTONIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Kátia Cristina da Silva; Natássia de Oliveira; Sonia Fátima Leal de Souza.
PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM JATAÍ – GOIÁS. Larissa Batista de Freitas; Camila Alberto Vicente de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS NO ESTADO DE GOIÁS. Morgana Vieira Tavares. Camila Alberto Vicente de Oliveira. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
POR TRÁS DO ENSINO INTEGRAL: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS. Aila Kathleen Sais da Silva- Universidade Federal De Juiz De Fora; Gabriela Marques Santana Lima- Universidade Estadual Paulista; Nathália Gabriela De Souza Carvalho- Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul; Cláudia Renata Santos Vilela Eeei Prof Nelson Do Nascimento Monteiro
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2006-2017). Erika da Silva Pereira; Shirley Pessôa Rojas; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAN
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO: PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA. Tayná Corrêa Vasques. Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
PROGRAMA TEMPO DE APRENDER E AVALIAÇÕES EXTERNAS: ENTENDER AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NACIONAL PARA COMBATER OS RETROCESSOS E ENFRENTAR OS DESAFIOS EM CONTEXTO DE PANDEMIA NOS ANOS DE 2020 A 2022 NA PRÁTICA DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS. Geruza Soares de Souza Papa Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA LÍNGUA PORTUGUESA E TERENA. Eliza Aparecida Pires dos Santos; Profª Drª Fátima Cristina D. Ferreira Cunha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
UMA VIDA PARA EDUCAÇÃO AQUIDAUANENSE: PROFª. ARILDA CASTRO DOS SANTOS. Jean Fabricio Aparecido dos Santos. Profª Drª Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NÃO PRESENCIAIS: TECENDO POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA SEMED/MANAUS. Rita Luna; Suelen Andrade; Gisele Vieira; Fernanda Silva. SEMED/MANAUS
WEBCOMIC NO INSTAGRAM: TURMA DA DENISE. Thayse Mendes Barros; Selma Peres Martines; Luiz Fabiano Braga dos Santos. UFCAT
RESUMO EXPANDIDO
A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL: PROPOSIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA. Kátia Soane Santos Araújo- Universidade Estadual de Maringá /Universidade do Estado da Bahia; Maria Cristina Gomes Machado- Universidade Estadual de Maringá; Nayara Teles Antunes- Universidade Estadual de Maringá; Silvana Rodrigues Malheiro Huss- Universidade Estadual de Maringá/Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari; Thaís Correia Arrebola- Universidade Estadual de Maringá
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DA INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLA. Roger Lins Nellis
A IMPRENSA COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA: A PRODUÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INTELECTUAIS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES (GEPHEiINSE) (2017-2021). André de Souza Santos- Universidade Estadual de Maringá/Universidade Estadual e Londrina; José Ricardo Skolmovski- Universidade Estadual de Maringá/Universidade Paranaense (Guaíra); Laís Pacífico Martineli- Universidade Estadual de Maringá; Gizeli Fermino Coelho- Universidade Estadual de Maringá; Maria Cristina Gomes Machado- Universidade Estadual de Maringá
A PRÁTICA COTIDIANA DA GESTÃO DE UMA EMEI EM TEMPOS DE PANDEMIA. Sabrina Garcez. PMPA/SMED/EMEI MIGUEL GRANATO VELASQUEZ
A PRODUÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INTELECTUAIS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES (GEPHEIINSE) NO PERÍODO DE 2017 A 2020. Viviane de Oliveira Berloffa Caraçato; Taís Renata Maziero Giraldelli; Edna Aparecida Pitelli Sabatine; Frederico Mendes Junior; Maria Cristina Gomes Machado. Universidade Estadual de Maringá – UEM
A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CPAN/UFMS (2011-2019). Ana Laura da Silva Daniel; Silvia Adriana Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NA PRÉ-ESCOLA. Indira Aparecida Santana Aragão Favareto. Prefeitura Municipal de Presidente Prudente
CONCEPÇÕES DE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) APRESENTADAS NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- UFMS/CPAN. Ana Laura da Silva Daniel; Silvia Adriana Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CONCEPÇÕES DE CRIANÇA/S E INFÂNCIA/S DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – AQUIDAUANA/MS: A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA COMO ABORDAGEM TEÓRICA. Crisna de Lima Tenório; Rosimari de Azevedo Castro; Janaina Nogueira Maia Carvalho. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus De Aquidauana
CONSTRUÇÃO E PRESERVAÇÃO DE IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. Wânia Costa da Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEdu/CPTL/UFMS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
CORDIAL CANALHA: SOCIABILIDADE E VIOLÊNCIA. Daniel Marcolino Claudino de Sousa. IFSERTÃOPE
CRIANÇA/S E INFÂNCIA/S NO CINEMA: POSSIBILIDADES DE DES/VER CONCEITOS. Fernanda Victória Cruz Adegas; Janaína Nogueira Maia Carvalho. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAQ
CRIANDO A NECESSIDADE DA LEITURA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA. Amanda Spíndola Leal Ferreira; Bianca Alves Felipe Silva; Regina Aparecida Marques de Souza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL
DESAFIOS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE NOS DIZEM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL? Mirella de Souza Silva; Vivianny Bessão de Assis. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
DIVERSIDADE NA PEQUENA INFÂNCIA: A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ione da Silva Cunha Nogueira; Nicole Santana Pacheco. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
DOCÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA. Alana Esgalha de Flávis Calças- Prefeitura Municipal de Araçatuba, SP. Ana Cláudia Bonachini Mendes- Prefeitura Municipal de Araçatuba, SP. UNESP – MARÍLIA, SP
ELABORAÇÃO DAS APCAS EM MEIO PANDÊMICO. Janaina Soares de Jesus. Jaqueline Soares de Jesus. Regina Aparecida Marques de Souza. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL/CPTL
GRUPALIDADE E CONSCIÊNCIA NA HUMANIZAÇÃO COMUNITÁRIA. Armando Marino Filho. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
JOGOS E ESTUDANTES: UMA BOA COMBINAÇÃO PARA APRENDIZAGEM? Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes. Escola Estadual Fernando Correa
LEITURAS DE INFÂNCIAS: UM RELATO DA ESCRITA DE CARTAS A PARTIR DE TEMAS PROPOSTOS EM CURTAS-METRAGENS. Júlia Victoria Casalinho; Rogério Costa Würdig. Universidade Federal De Pelotas
LIVRO INTERATIVO DIGITAL: UM NOVO RECURSO. Thayse Mendes Barros; Selam Peres Martines. UFCAT
O DIREITO À INFANCIA E À EDUCAÇÃO NA REGIÃO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI. Renan Gonçalves Barbosa. PPGEdu – UFMS/CPTL
O PEQUENO PRÍNCIPE DE ANTOINE de SAINT-EXUPÉRY: UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE. Camila Ferreira da Silva; Janaína Nogueira Maia Carvalho. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAQ
O PIBID E A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA. Camilla Loureiro Honório; Rafaela Roberto Ribeiro; Regina Aparecida Marques de Souza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL
O PNE E A APLICABILIDADE DE SUAS METAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE A META 9. Elenice Alves Dias Borges. Universidade Estadual de Maringá.
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE. Altair Berti. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – CPTL
RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Aline de Jesus Peixinho; Mario Borges Netto. Universidade Federal de Uberlândia
VIVÊNCIAS DO PROJETO MANOEL DE BARROS E A UFMS POSSIBILITANDO CAMINHOS ENTRE A CRIANÇA E SUA/S INFÂNCIA/S- 2020/2021: EM TEMPOS DE PANDEMIA. Lídia Aparecida Cabral do Nascimento; Janaina Nogueira Maia Carvalho. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAQ