ANAIS 2024
ANAIS
XXI Semana de Educação e
I Semana Integrada Pedagogia e Pós-Graduação em Educação – 2024
ISSN 1809-1016
TRABALHOS COMPLETOS
O PIBID COMO ARTICULADOR DE UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA E HUMANIZADORA: A LINHA TÊNUE ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS. Vinícius Senis; Flavio Candia; Regina Aparecida Marques de Souza (UFMS – CPTL)
CONTRIBUIÇÕES DO “CANTINHO DA LEITURA” NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FOMENTANDO A ATITUDE LEITORA. Jheniffer Leticia Aparecida Moraes Cavassani; Carolina Aparecida do Santos; Felipe de Lima Silva; Regina Aparecida Marques de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DE MATO GROSSO (1939-1971). Matheus Felipe Machado Andreu (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS)
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA. Mariana Marques Valentim (UFMS/CPTL)
O ENSINO MÉDIO EM DISPUTA: PANORAMA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO 2009-2024. Thalita Alves dos Santos (UNESP/Marilia); Carlos da Fonseca Brandão (UNESP/Assis)
A TRANSIÇÃO DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA. Joaquina Manuel Bulaunde Gonhamo. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA E O PAPEL DO ESTADO – UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA. Camila Aparecida Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)
AS FUNÇÕES DOS DOCENTES QUE ATUAM NO (AEE): E A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO. Luciane de Jesus Velasquez (Universidade Católica Dom Bosco UCDB)
COMO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PODE IMPACTAR AS NOÇÕES DA DOCÊNCIA. Amanda Vitória de Campos; Jhúlia Vitória Ferreira dos Santos; Flávio Rafael Ventura Candia; Regina Aparecida Marques de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)
OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: A ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO. Ingridy Karina Vilalva Assad; Márcia Regina do Nascimento Sambugari (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS)
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): DISPUTAS E DISSENSOS NO CONTEXTO DAS CONTRARREFORMAS DA EDUCAÇÃO. Cristiano Figueiredo dos Santos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Jennifer Caroline de Sousa (Universidade Federal de Lavras)
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COMBATE AO RACISMO COTIDIANO E ESCOLAR: ENFRENTANDO A INVISIBILIDADE E ALIENAÇÃO DO SUJEITO NEGRO – Leda Maria de Souza Alves (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFMS – Aline Pires Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
O TEXTO, O CONTEXTO E INTERTEXTO: REFERÊNCIAIS PARA AS PRÁTICAS SITUADAS DE LINGUAGEM. Francisco Menezes da Silva; Adair Vieira Gonçalves
ESCOLAS CÍVICO–MILITARES: O DECRETO 10.004/19 FOI REVOGADO, A IDEIA NÃO – Emerson André de Godoy (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande )
O PROCESSO DE JUVENILIZACAO DA EJA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2019-2024). Cinthia Rodrigues Soares; Alexandre Cougo de Cougo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
DESIGUALDADES SOCIAIS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Larissa Francisca Delgado do Carmo; Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS)
PIBID E A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: UMA ATUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2018-2023). Thaíssa Mendes Gerstenberger; Andressa Florcena Gama da Costa (Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul – UFMS)
QUINTAIS BRINCANTES: RESSIGNIFICANDO AS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS. Bianca Polli Rodrigues; Michelle Gonçalves de Meira; Daiana Camargo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA)
AS PRÁTICAS QUE ENFATIZAM A PROMOÇÃO DO BRINCAR NA NATUREZA COM CRIANÇAS PEQUENAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE CASTRO/PR. Bianca Polli Rodrigues; Daiana Camargo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA)
BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL. Jéssica Fontoura Junqueira; Thalita Elienai Trindade Costa Rovere
DIVERSIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA. Jéssica Fontoura Junqueira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE DOS CURSOS OFERECIDOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ-MS. Juliana Cláudia Teixeira Gomes Borges Amorim; Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS)
A ALFABETIZAÇÃO COMO FOCO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE. Dalete de Souza Salles Borges (Secretaria Municipal de Educação de Corumbá-MS)
O “PROGRAMA NA VOZ DO ESTUDANTE”: EMPREENDEDORISMO E REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO MATO GROSSO DO SUL. Amanda da Rocha Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
METODOLOGIAS DE PESQUISAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS E OLHARES. SOUZA, Lylianne Chaparro Magalhães (UFMS); SOUZA, Samuel da Silva (UFMS)
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS, COMO PARADIGMA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO. Robson Costa da Conceição; Maicon Martta (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
BREVES CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO CONTEXTO DA AGENDA NEOLIBERAL. Thalita Elienai Trindade Costa Rovere; Ana Cláudia dos Santos Rocha (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL – UFMS)
AVALIAÇÃO NA REDE ESCOLAR PÚBLICA EM MOÇAMBIQUE: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EXCLUDENTE. AGOSTINHO, Felício (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
CAPITAL CULTURAL E HABITUS EM PESQUISAS SOBRE A DOCÊNCIA. Sandro Moura Santos (INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – IFMS); Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS); Sílvia Adriana Rodrigues (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO. Gabriela Camargo da Silva Oliveira; Rosimara Silva Correia (Universidade Federal Do Mato Grosso Do Sul – CPAN)
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENCANTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA CRIAÇÃO DE MÚSICAS AUTORAIS. José Manoel de Souza Junior. (Universidade Federal da Grande Dourados)
REFLEXÕES SOBRE AS DIVERSIDADES SOCIAIS NAS INFÂNCIAS: possibilidade para pensar o contexto escolar. Mariza Cardozo de Oliveira; Fernando Guimarães Oliveira da Silva (UFMS)
A AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA EM TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Kelly Cristina da Silva; Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS)
NARRATIVAS INFANTIS E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA EDUCADORES. Thalita Pereira da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/FAED)
O CARNAVAL E AS ESCOLAS DE SAMBA COMO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO. Lyanne Pessoa de Oliveira; Erika Natacha Fernandes de Andrade (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO PANTANAL)
MARX EDUCADOR: A EPISTEMOLOGIA MATERIALISTA-DIALÉTICA E A POSSIBILIDADE DE JUSTIÇA SOCIAL. Myrella Araújo de Freitas (UFGD)
DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INTERCULTURAL NA CIDADE DE DOURADOS. Myrella Araújo de Freitas (UFGD)
AULAS-PASSEIOS: CONHECENDO PONTOS TURÍSTICOS E MONUMENTOS HISTÓRICOS DE NOSSA CIDADE. Fernanda Aparecida Barroso (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS/CPTL)
TEATRO E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES PEDÁGOGICAS E POSSÍVEIS METODOLOGIAS – RESULTADOS PARCIAIS. Vinícius Senis. (UFMS – CPTL)
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ESCUTA SENSÍVEL DAS CRIANÇAS NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Eliane Ceri Assis Santana (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal)
O CURRÍCULO ESCOLAR COM BASE NA BNCC: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Daiane Gonzaga Rodrigues dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE FRONTEIRAS – Jussara Jesus Fernandes Farias; Patrícia Teixeira Tavano (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
RESUMOS EXPANDIDOS
O PODER COERCITIVO COMO INDICADOR DE RENDIMENTO ESCOLAR. Wildes Ernesto Matlombe; Paulo Fioravante Giareta (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
A COMUNIDADE E AS ESCOLAS COMUNITÁRIAS EM GUINÉ BISSAU. Amison Nanque; Armando Marino Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)
UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE. Machava Aliante Xavier (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/ CPTL)
INFLUXOS PESSOANOS NA POESIA DE MANUEL ALEGRE. Isabela Alves Bezerra (UFMS-CPTL); Crina Marques Duarte (UFMS-CPAN)
ESCOLA: FONTE DO SABER – um relato de caso. Elaine Ribeiro Santos; Renata Rodrigues Brito- SME ARAÇATUBA
CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES NO GRUPO DE ESTUDO, ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM- TEORIA HISTÓRICO CULTURAL- CPTL-UFMS. Lidiane Duarte Pardinho Munis ((UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)
A INTERAÇÃO ENTRE CONCEITOS E LINGUAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DE ALEXANDER LÚRIA. Okano Renata Akemi (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas-MS)
O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO DOS DEPENDENTES QUÍMICOS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE ARAÇATUBA. PASSOS, Nayle Cristina Estrela; ZAGO, Luis Henrique; LAZARINE, Daniely Fernanda; SILVA, Gabriela Rosa. (FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA)
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER. Paula Santos da Silva (UFMS/CPTL)
A FUNÇÃO SOCIAL DA CRECHE NA VISÃO DE FAMÍLIAS DO MUNICIPIO DE INOCÊNCIA-MS. Amanda Cassia Pereira Frota Garcia (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
O MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. SILVA. J. F; FORINI. S. L G (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
A EDUCAÇÃO SOCIAL NO ENSINO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: REVISÃO DE LITERATURA. Marta Souza Fernandes; Caroline Elizabel Blaszko (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS)
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ADULTOCÊNTRISMO E SEUS IMPACTOS FORMATIVOS. Sabrina Alves de Souza; Christian Muleka Mwewa. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SUL (UFMS) – CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS (CPTL)
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DURANTE O PERÍODO DE GREVE DOS PROFESSORES: UMA AÇÃO DA RESIDÊNCIA DOCENTE. Camila Aparecida de Almeida. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA CONHECENDO E ENTENDENDO AS CRIANÇAS COM ANAMNESE, PARA QUE SERVE ANAMNESE COM AS CRIANÇAS? Gabriela Ferreira dos Santos; Regina Aparecida Marques de Souza; Tayane Perreira Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Maria Fernanda Paci Hirata Shimada (UFMS); Larissa Satie Fuzishima (FIRB)
A AVALIAÇÃO COMO UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM. Fernanda Caroline Cassimiro; Natália Mendes Bellascuza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA- UEPG)
IMPACTOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PANORAMA CIENTÍFICO DE 2019 A 2023. Thaíssa Mendes Gerstenberger; Andressa Florcena Gama da Costa. (Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul – UFMS)
AVALIAÇÃO NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMS. Thayane Luara Soares; Rozemeiry Moreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE BRINCAR. Mariza Vasconcelos da Silva; Ilma Regina Castro Saramago de Souza (UFMS/CPTL)
O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA NO PERÍODO DE ESCOLARIZAÇÃO. Jéssica Fontoura Junqueira
O ENSINO DE LIBRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS LEGAIS. Sheyla Cristina Araujo Matoso; Vanessa Hagemeyer Burgo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
ASPECTOS TEÓRICOS: primeiras impressões. Glenda Camila Rodrigues de Oliveira Costa; Ilma Regina Castro Saramago de Souza. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES DE GÊNERO. Gilson Gomes Coelho; Luisa Pereira Rocha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paranaíba)
O RAP NA ALFABETIZAÇÃO: PERPECTIVAS DOCENTES SOBRE O SEU USO NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA. Leonardo Caamaño Natividade Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
PROCESSOS ÉTICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS. Natália Mendes
A COMPREENSÃO DA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DA CLÍNICA PSICODINÂMICA. Lucas Jiaqi Tai; Vanessa Catherina Neumann Figueiredo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
O ENTRE-LUGAR SUBALTERNO E EXCLUDENTE DO SUJEITO ESTAGIÁRIO AUXILIAR DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO. Isabella de Lima Nogueira (UFMS)
PERSPECTIVAS DO BRINCAR EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHE): UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Fabrícia Soares de Araújo Sá (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL)
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. Flávia Aparecida dos Santos Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA – UEPG)
ESTÁGIO EM AÇÃO: PROMOVENDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA INFÂNCIA. Ana Claudia Alves Cubas; Talita Peralta Cuenca Galhardi; Silvana Alves da Silva Bispo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ETAPA INICIAL PARA A ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS. Claudinéia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
REFLEXÕES SOBRE A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Elisângela de Souza Martins Nascimento. (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEdu-CPTL)
XENOFOBIA CULTURAL EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS: A INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA CONTRA ESTUDANTES BOLIVIANOS. Alexander Michael Campos Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CPAN)
EM CADA QUADRINHO UM PEDACINHO DA HISTÓRIA: O ENSINO DE HISTÓRIA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes (UNESP/ASSIS); Vivianny Bessão de Assis (UFMS/CPTL)
OS DIFERENTES CENÁRIOS QUE CONSTITUEM A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Emiliana Cristina Rodrigues Nunes (PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA)
O USO DA LITERATURA INFANTIL PARA A EXPLORAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Paula Santos da Silva (UFMS/CPTL)
AS REUNIÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Sabrina Alves de Souza; Silvana Alves da Silva Bispo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SUL (UFMS) – CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS (CPTL)
SABERES PEDAGÓGICOS E DOCÊNCIA. Ana Laura Gomes Forini; Antonio Marcos da Silva Martins Filho; Gustavo Henrique de Oliveira Dias; Silvana Alves da Silva Bispo; Sthefany Beatriz de Souza – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: A NECESSIDADE DO DOMÍNIO DO CONHECIMENTO. Armando Marino Filho – UFM-CPTL
CURSO DE EXTENSÃO: EDUCAÇÃO & BIOLOGIA, EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR (AEH). Anderson Pereira Tolotti; Jucelia Linhares.Granemann de Medeiros.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL